à tua memoria Pai
a quem tantas vezes ouvi este provérbio


Plantadores de Amanhã, Semeadores de Futuro


Oliveira, a de meu avô
; figueira
, a de meu pai; e vinha, a que eu puser.

Provérbio Português e a generosidade

Número total de visualizações de páginas

Mensagens populares

REPÚBLICA E DEMOCRACIA







Apelo aos colaboradores do Blogue



Amigas, Amigos

É preciso e urgente fazer avançar pelos caminhos da Liberdade e da verdadeira Democrecia os filhos e filhas de Portugal : o seu Povo na sua vida de Cidadãos, de Cidadãs, activos e participantes. Conto com a vossa amizade e colaboração, com vossos textos, filmes, fotos, esquemas, gráficos ou outros. A sensibilidade popular tem que despertar, por um Mundo Novo, por um Portugal Novo, Vamos olhar em frente. Que o passado seja apenas o trampolim para o Futuro



Marília Gonçalves


Avancem com os vossos textos Amigos
colaboradores do Blogue
com o abraço fraterno
Marilia


quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Guernica



 




Entretanto, foi só com a  monstruosidade da Guerra Civil Espanhola que muitos artistas sentiram o  abanar das suas consciências. Uma parte deles insistiu em voltar costas à  terrível realidade. Muitos outros, pelo contrário, optaram por  enfrentá-la, denunciá-la e até combatê-la.
          Assim, em plena Guerra Civil, após o feroz bombardeamento e a  destruição da cidade de Guernica pelos aviões alemães em Abril de 1937,  Pablo Picasso pintou o célebre quadro Guernica, que é uma  dramática diatribe e condenação daquele acto selvático e da guerra em  geral. O quadro foi pintado para figurar no Pavilhão da República  Espanhola na Exposição Internacional de Paris. Conta-se, com foros de  verdade, que um oficial nazi das tropas de ocupação da França, visitando  a Exposição, parou em frente do quadro de Picasso e perguntou ao  Pintor:

                             «Foi você que fez isto?»

ao que Picasso respondeu:

                             «Não. Foram vocês.»

Sem comentários: